O Tatupeba se trata de um mamífero, pertencente à família Dasypodidae, sendo caracterizado pela presença de um casco formado por placas. Assim como todos os tipos de tatus, é um animal de hábitos noturnos e escavadores, sendo amplamente encontrados na América do Sul.
O Tatupeba, mais especificamente, que responde ao nome científico de Euphractus sexcinctus, também pode ser chamado pelo nome de tatupoiú, papa-defunto, peludo e peba e muitos outros apelidos.
Para conhecer mais sobre essa espécie e saber mais detalhes a respeito do Tatupeba, veja tudo a seu respeito logo abaixo!
Características principais do Tatupeba
Como dito anteriormente, o tatupeba é um animal de hábitos noturnos e vive de maneira solitária.
A cor predominante da espécie é marrom, com algumas partes laranja. A carcaça apresenta cerca de 6 a 8 cintas com mobilidade. A cabeça é achatada e com um formato de cone e seu tamanho costuma ser entre 40 a 95 cm e o peso pode variar entre 3,5 a 6,5 kg.
Com garras compridas e fortes, o tatupeba as utiliza para construir sua toca na terra, que pode chegar a até dois metros de profundidade. Ao contrário de outras espécies de tatu, o tatupeba usa de maneira regular a mesma toca.
Alimentação
Com relação a sua alimentação, o tatupeba é considerado onívoro, o que significa que ele tem a capacidade de metabolizar categorias distintas de alimentos, seja de origem animal ou vegetal.
Habitat
No que diz respeito a seu habitat natural, você pode encontrá-lo em diversos países da América do Sul, principalmente em regiões semiáridas, cerrados, campos, e com menor frequência, em regiões de florestas.
Como é a reprodução e o tempo de vida
O período gestacional do tatupeba dura em média 60 dias e ele pode gerar cerca de 1 a 3 filhotes por ninhada. A fêmea constrói a sua toca no local em que ela vai dar a luz e ao nascerem, os filhotes pesam entre 95 a 110 gramas, permanecendo de olhos fechados por mais ou menos 20 a 25 dias.
De tempos em tempos, é possível observar uma diminuição na população da espécie devido a alguns fatores como caça, desmatamento ou atropelamento. Os filhotes ficam maduros e independentes por volta dos nove meses de idade, podendo viver em condições normais de vida entre 15 a 18 anos.
O tatupeba corre risco de extinção?
Até o atual momento, não há indícios de que o tatupeba esteja ameaçado de extinção, sendo encontrado de forma equilibrada na natureza. Assim, sua classificação de conservação é pouco preocupante (LC).
Entretanto, apesar de não ser uma espécie ameaçada de extinção, esse animal já foi muito caçado, principalmente na região nordeste do país, reduzindo a quantidade da espécie. Felizmente, a quantidade foi sendo recuperada nos últimos anos.
Curiosidades
- Seu nome “tatu peba” é de origem indígena e significa “tronco gordo achatado”, referência a sua forma física.
- Ficou popularmente conhecido como papa-defunto, devido a crença de que alguns deles se alimentam de cadáveres.
- Os tatupebas fazem profundos buracos no solo, que são responsáveis por acidentes com cavalos, que quebram as patas ao cair nessas cavidades.
- A espécie possui um olfato desenvolvido, mas conta com uma visão mais deficiente.
Essas são as principais características do tatupeba, esse animal amplamente encontrado no território brasileiro.
Caso tenha mais curiosidade sobre o assunto, veja a respeito do Pirarucu, esse gigantes das águas doce encontrado no rio Amazonas.

Sou Iana Castro, fundadora do blog Naturezabrilhando, onde compartilho minha paixão pela natureza, pelos animais e pela jardinagem. Acredito que cuidar do meio ambiente e cultivar plantas são maneiras de celebrar a vida em todas as suas formas. Junte-se a mim nesta jornada para inspirar e conectar amantes da natureza!